Você sabe o que pode fazer para agregar maior segurança digital para a sua empresa? Veja 8 dicas simples que evitam ataques cibernéticos.
Muito tem se falado sobre a segurança digital nas empresas. O mundo virtual é uma realidade, porém, poucas são as empresas que realmente se protegem – e isso também envolve proteger os seus próprios clientes.
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) veio para agregar e trazer um padrão de segurança nas informações. Porém, ainda há empresas que não fazem nem o básico.
Aqui você vai ficar por dentro de 8 dicas para aumentar consideravelmente o nível da segurança digital na sua empresa. Vamos lá?
Qual a importância da segurança digital
Primeiramente, qual é a necessidade da segurança digital? Quando falamos em violência e assalto é algo muito claro para todos nós, não é mesmo? Pois bem, isso também ocorre no mundo virtual.
Hoje em dia está cada vez mais comum os ataques cibernéticos. Ou seja, é uma espécie de roubo virtual.
E o que você e sua empresa podem perder com isso? Muitas coisas, como informações vazadas, perda de dados, desvio de dinheiro e assim por diante.
E, como dito anteriormente, os clientes também podem se prejudicar no caso de vazamento de informações. Nesse cenário, além de todo o episódio conturbado você ainda perderá muita credibilidade no mercado.
De fato, é extremamente problemático não investir em segurança digital hoje em dia – e isso sem nem contar a questão da adequação das condições impostas pela LGPD.
8 maneiras de trazer mais segurança
Agora que você entende um pouco melhor sobre a necessidade de investir em segurança,veja algumas dicas:
1. Entenda que você é vulnerável a ataques
A primeira delas é justamente ter a ciência de que você e a sua empresa são vulneráveis aos ataques cibernéticos.
Mesmo que você ache que o seu sistema está devidamente protegido, os hackers estão conseguindo quebrar muitas barreiras hoje em dia. Então, conscientize-se: você é vulnerável e por isso deve investir em segurança digital.
2. Mantenha softwares atualizados
Outro detalhe importante é que a sua empresa – e isso até vale para o seu computador pessoal – sempre mantenha os softwares atualizados.
Dessa forma, cada atualização referente à segurança estará automaticamente instalada nas máquinas.
3. Implemente uma política de segurança cibernética
Toda empresa tem a sua respectiva política. Não deixe de elaborar algo relacionado ao mundo digital. É importante ter esses pontos estabelecidos para saber o que fazer e não fazer.
4. Treine seus usuários
Quando falamos em segurança digital já pensamos logo na equipe de TI, certo? Porém, é interessante que todos os colaboradores tenham o mínimo de noção a respeito.
Isso evita, inclusive, que deixem a “porta aberta” para os vírus e afins. Um treinamento, mesmo que básico, pode evitar muitos problemas.
5. Cuidado com encaminhamentos fakes
Hoje em dia os e-mails fakes estão cada vez mais parecidos com os e-mails verdadeiros. Tome muito, mas muito cuidado com qualquer email que peça os seus dados.
6. Faça backup dos seus dados
Não deixe de fazer um backup dos seus dados com recorrência, isso poderá evitar que todos os seus arquivos sejam perdidos.
7. Trabalhe com profissionais
Obviamente, é importantíssimo que você trabalhe com profissionais da área de informática. Além de agregar maior segurança, conseguirá fazer a manutenção dessas “barreiras” para evitar ataques de hackers.
8. Tenha um servidor em nuvem
E, por fim, ter um servidor em nuvem irá lhe promover maior segurança, evitando que os seus dados sejam corrompidos ou perdidos.
Quer saber mais sobre como agregar segurança digital na sua empresa? Não deixe de acessar o site da BrazucaCloud ou entre em contato diretamente pelo whatsapp,