Se você está em busca de otimização para a sua empresa, com toda a certeza precisa conhecer um pouco mais sobre Data Center Virtuais – isso, inclusive, pode revolucionar o desempenho do seu negócio.
Os Data Centers são bem conhecidos e utilizados por muitas corporações, mas hoje em dia há a sua versão virtual, que tem atraído cada vez mais a atenção das empresas.
Neste guia você vai conhecer um pouco mais sobre os Data Center Virtuais, como eles funcionam e suas principais características.
O que são os Data Center Virtuais
Os Data Center Virtuais nada mais são do que um dispositivo de armazenamento, ideal para qualquer empresa que necessita de armazenamento de dados – ou seja, praticamente todas!
São totalmente personalizáveis a depender da demanda e poderão incluir diversos bancos de dados, componentes, servidores e outros ativos de rede para que seja possível atender toda a necessidade da sua empresa.
Além de conseguir criar esse ambiente de armazenamento, também são projetados para funcionar sem interrupção, de modo a garantir o acesso confiável a todos os envolvidos.
Quando falamos de um Data Center Virtual ele não somente armazena os dados, como também estrutura e possibilita uma distribuição à distância dessas informações.
Quais são os tipos de data centers?
Quando falamos em Data Center há duas vertentes principais: (1) Data Center Dedicado e (2) Data Center Comercial.
O primeiro caso, como o próprio nome já sugere, é dedicado para a empresa, enquanto o Data Center Comercial, também conhecido como Nuvem Digital, corresponde às empresas que vendem armazenamento em seus servidores.
Além disso, também podemos considerar como tipos de Data Centers:
- PaaS — plataforma como serviço
- IaaS — infraestrutura como serviço
- SaaS — softwares como serviço
- Virtualização de desktops
- Virtualização de servidores
- Hospedagens em nuvem
Data Center Virtual X Data Center Local
Agora vamos entender um pouco melhor sobre a diferença do Data Center Local para o Data Center Virtual – isso também vai lhe ajudar a compreender melhor sobre os Data Centers.
Data Center Local
Este modelo é desenvolvido e administrado pela empresa, podendo ser comercial ou dedicado.
Um dos lados positivos é que a empresa será totalmente autônoma em relação aos seus dados, porém, os pontos negativos são bem relevantes.
Para começar, esse tipo de Data Center exige um espaço físico, bem como manutenção recorrente.
Data Center Virtual
Já o Data Center Virtual é alocado totalmente na tecnologia Nuvem. Uma corporação vende o seu “espaço” para que você, como empresa, consiga trazer os seus dados e informações.
É como se você tivesse o seu próprio sistema também, mas de uma forma muito mais simples e barata.
Qual das duas opções é melhor? Na verdade, é importante avaliar qual é o tipo de negócio, demanda, perspectiva de crescimento e outros detalhes para saber, de fato, qual é a melhor opção.
Quais os benefícios dos Data Center Virtuais
Falando um pouco mais sobre os Data Center Virtuais, dentre os seus principais benefícios podemos citar a estruturação, integração e custo x benefício.
Com ele é possível armazenar e estruturar todos os arquivos importantes e de forma segura. Além disso, sua possibilidade de integração otimiza o processo – e tudo isso com um bom custo x benefício.
Não podemos deixar de citar a questão da segurança, que também é fundamental quando se trata de Data Centers de modo geral.
Os Data Center Virtuais estão sendo cada vez mais procurados pelas empresas. Não deixe de avaliar o seu negócio e a possibilidade de implementar essa tecnologia com profissionais. Quer saber mais? Conheça a Brazuca Cloud e converse com a equipe pelo whatsapp no site.