Saiba quais são as principais diferenças entre um Datacenter virtual e um Datacenter físico para escolher o ideal para a sua empresa.

Com o avanço da tecnologia é comum que os empresários fiquem divididos entre as diversas opções e isso também acontece quando se tem que escolher entre um Datacenter virtual ou um Datacenter físico.

Sabemos que a dificuldade em escolher entre uma e outra não é fácil e que as pessoas ainda sentem certo receio com as inovações que andam surgindo, ante ao desconhecimento acerca do seu funcionamento.

Por esse motivo, nesse texto vamos abordar as principais diferenças entre um Datacenter Virtual e um Datacenter físico para que você saiba exatamente qual escolher.

O que é um Datacenter virtual e um Datacenter físico?

O Datacenter físico fica em um local, como o próprio nome diz, “físico”, ou seja, ele fica em um espaço dentro da própria empresa e é gerenciado pela própria instituição através da sua equipe de T.I que a gerência.

Já um Datacenter virtual deriva da computação em nuvem e tem como base o mesmo conjunto de servidores de um Datacenter físico, todavia, suas funcionalidades e integração ocorrem virtualmente através de uma nuvem.

Além disso, iniciando desde já as diferenças, enquanto o Datacenter físico fica nas dependências da própria empresa, em um Datacenter virtual, você contrata uma organização especializada que oferece esse tipo de serviço ao seu negócio.

Principais diferenças entre Datacenter Virtual x Datacenter Físico

Pois bem, no tópico anterior vimos que uma das principais diferenças entre um Datacenter Físico x Datacenter Virtual é que o primeiro opera em um espaço físico da própria empresa, enquanto o segundo opera na tecnologia de nuvem.

No entanto existem algumas outras diferenças que você também deve se atentar na hora de escolher, confira.

Capital de investimento

Em um Datacenter físico, a empresa terá que investir um capital maior, pois terá que providenciar um espaço para todo os equipamentos operacionais necessários, além de efetuar o pagamento dos recursos como hardwares, softwares e uma equipe de T.I para gerenciá-lo.

Já em um Datacenter virtual, você contratará uma empresa especializada que oferece esse serviço, portanto, terá gastos apenas com essa contratação, já que não haverá necessidade de você investir no resto, pois já estará incluso.

Deste modo, temos que um Datacenter físico o capital de investimento para sua criação e manutenção é muito maior que o de um Datacenter virtual.

Armazenamento

No Datacenter físico é mais difícil aumentar a capacidade de armazenamento, eis que para isso terá que ter mais espaço, mais equipamentos e até mesmo mais recursos.

Em contrapartida, em um Datacenter virtual é muito mais fácil você conseguir esse aumento, pois você terá a opção de contratar mais espaço junta empresa especializada, sem precisar ter mais gastos do que o pagamento daquilo que será utilizado.

É importante ressaltar que isso também vale quando falamos na redução de armazenamento, ou seja, se você precisa menos do que de fato está usando, também pode diminuir em um Datacenter virtual, pagando somente o necessário.

Confiabilidade e Segurança

Uma outra diferença que é importante pontuar é a facilidade que um Datacenter virtual tem em face de um Datacenter físico de se proteger em casos de desastres, como chuva, ventos ou desabamentos.

Uma vez que um Datacenter virtual opera em uma nuvem e não em um espaço físico, ele não sofre esse tipo de problema, enquanto um Datacenter físico levaria mais tempo para voltar a operar.

Essas são umas das principais diferenças entre um Datacenter virtual e Datacenter físico. Quer saber mais? Entre em contato com a Brazuca Cloud através do pelo WhatsApp ou e-mail.

Assine nossa NewsLetter

Coloque o seu nome e e-mail e tenha acesso ao melhor conteúdo cloud do Brasil

Assine nossa NewsLetter

Seu cadastro foi realizado com sucesso!